AJUFE comemora 45 anos com sessão solene no Congresso Nacional

X

Notícias

18.09.2017

AJUFE comemora 45 anos com sessão solene no Congresso Nacional

Defendendo o diálogo entre os Três Poderes e a independência do Judiciário, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Roberto Veloso, iniciou, nesta segunda-feira (18), a comemoração dos 45 anos da AJUFE em sessão solene no Senado Federal. “O Brasil precisa de diálogo para que possa superar a crise em que ele se encontra”, reforçou Veloso ao destacar a realização da homenagem pelo Congresso Nacional.

Diante do plenário lotado, com a presença de ministros, magistrados, parlamentares e autoridades, Roberto Veloso relembrou os importantes momentos vividos pela Ajufe, as conquistas e o trabalho dos presidentes que passaram pela instituição. O presidente da Ajufe citou os debates realizados pela associação com os parlamentares na discussão do PL 6726/2016, do Extrateto. “A Ajufe foi uma das principais lutadoras pelo ajuste do teto remuneratório e se há abusos em remunerações concedidas à magistratura, o CNJ deve agir”, reforçou Veloso.

A menos de um mês da comemoração dos 127 anos da Justiça Federal, o presidente da Ajufe destacou a importância da associação para a efetiva atuação do Poder Judiciário. “A Ajufe defende o Judiciário e, defendendo o Judiciário, a Ajufe defende a independência dos juízes para julgar. Sem que os juízes tenham independência não é possível que tenhamos um Judiciário forte”, declarou.

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Dias Toffoli, também esteve presente na solenidade e lembrou a trajetória da associação. “Desde o seu primeiro presidente até o seu décimo sétimo, Roberto Veloso, a associação não tem realizado apenas a prerrogativa da defesa dos magistrados, mas tem atuado junto ao Congresso Nacional para colaborar com as políticas públicas”, destacou o ministro.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, presidiu a sessão e também reforçou o papel da Ajufe até mesmo no Poder Legislativo. “A associação tem cooperado enormemente para os trabalhos do próprio Congresso Nacional, sempre fornecendo subsídios e considerações. É por isso que a atuação dela vai muito além de uma simples representação de entidade de classe, ela acaba por fortalecer o próprio poder Judiciário e a nossa democracia”, afirmou.

Lançamento do livro em comemoração aos 45 anos da Ajufe

Durante a solenidade, foi lançado o livro que homenageia os 45 anos da associação, que reúne diversos artigos escritos pelos associados; a obra traz estudos doutrinários relacionados à Justiça Federal.

A sessão solene foi solicitada pelo senador Elmano Ferrer (PMDB) e pelo deputado Paes Landim (PTB). Participaram também da solenidade o vice-presidente do STJ, Ministro Humberto Martins e o ministro Reynaldo Soares da Fonseca; representantes da Frentas; o vice-presidente da Ajufe na 1ª Região, André Prado, o secretário-geral, Fernando Mendes, o diretor de assuntos legislativos, Carlos Delgado, o coordenador de comissões, Fábio Ramiro, o diretor administrativo, Alexandre Saliba, o presidente da AJUFERJES, Fabrício Fernandes, o presidente da AJUFER, Leonardo Tochetto, o presidente da REJUFE, Júlio Coêlho, o presidente da AJUFERGS, Gerson Godinho, a coordenadora da Comissão das Mulheres, Clara Mota; e os ex-presidentes da associação Vilson Darós, Tourinho Neto, Nino Toldo, Edgard Bueno, Paulo Domingues e Gabriel Wedy.

Por http://www.ajufe.org/imprensa/noticias/ajufe-comemora-45-anos-com-sessao-solene-

Whatsapp

Imprimir

2017 - AJUFEMS
Todos os dIreitos reservados

Site desenvolvido por: